Alison e Bruno Schmidt garantiram nesta segunda-feira a classificação para a próxima fase do Mundial de Vôlei de Praia, disputado na Holanda.

A dupla brasileira venceu os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/14, e asseguraram a primeira colocação do Grupo C.

Com o primeiro lugar, eles saem em vantagem na fase eliminatória porque não enfrentarão outro líder de grupo. Alison e Bruno venceram as três partidas que disputaram na competição, com aproveitamento de 100%. Eles se juntam a Ricardo e Emanuel, já classificados para a próxima fase.

Enquanto Alison e Bruno buscavam a classificação, Pedro Solberg/Evandro e Álvaro Filho/Vitor Felipe perderam a chance de avançar nesta segunda. A primeira dupla foi derrotada pelos mexicanos Lombardo Ontiveros e Juan Virgen, por 21/18 e 21/11. Álvaro Filho/Vitor Felipe caiu diante dos espanhóis Christian Garcia e Francisco Alfredo Marco por 21/13, 16/21 e 15/13.

Apesar das derrotas, as duas duplas ainda têm chances de classificação. Álvaro Filho e Vitor Felipe podem até terminar a campanha na liderança do Grupo K. Para tanto, precisam vencer os norte-americanos Jake Gibb e Casey Patterson, nesta terça, e torcer por um tropeço dos espanhóis Marco e García contra os argentinos Azaad e Bianchi.

No Grupo L, Pedro Solberg e Evandro não podem mais alcançar a liderança. Mas podem avança nesta terça-feira, já que as duas primeiras duplas de cada chave se classificam - além das oito melhores entre os terceiros colocados de cada grupo. Eles vão enfrentar os alemães Alexander Walkenhorst e Stefan Windscheif.

Amsterdã